ecoraya
ecoraya











O que é o Centro de Análise e Prospectiva Territorial – CAPT?

O CAPT pretende ser um instrumento vivo e dinâmico com capacidade para proporcionar informação, conhecimentos, motivação e dinamização sobre todos os fatores e atores relacionados com o desenvolvimento socioeconómico transfronteiriço da zona BIN-SAL.

O CAPT visa instrumentalizar e compartilhar o conhecimento dos diferentes atores do território para impulsar o desenvolvimento transfronteiriço a partir de uma base comum compartilhada.

 

Objetivos do Centro de Análise e Prospectiva Territorial

O CAPT trabalha na consecução de três objetivos centrais:

  • Construção de uma visão de futuro, de uma visão prospectiva compartilhada pelos diferentes atores.
  • Implementação  de um processo contínuo de reflexão prospectiva. Preocupação acentuada pela animação e sensibilização dos atores e da sociedade civil.
  • Criação de atividade económica produtiva – empresas suficientemente competitivas e, por conseguinte, geradoras de emprego.

O CAPT nasce com vocação para estimular e promover um processo de trabalho de carácter transfronteiriço, prospectivo e multidisciplinar.

 

Metodologia Participativa

Esquema da metodologia participativa a seguir durante a execução do projeto.

 

Triângulo Premissas de Partida

Partir-se-á dos âmbitos de atuação do Desenvolvimento Territorial Sustentável (económico, social e ambiental), complementando-os com o âmbito tecnológico e de I&D+I e a Governança Territorial. A relação entre eles reflete o equilíbrio de um sistema ou território, posto que o equilíbrio de um repercute diretamente no equilíbrio do outro.

Mesas Setoriais

Constituição das mesas setoriais que participarão no projeto.



 

 
 


O.A.E.D.R. · Av. Carlos I, 64 · 37008 · Salamanca · 923 280 912 · oaedr@oaedr.es · mapa del sitio