PROJETO Nº 1: PROJETO VIP BIN – SAL VALORIZAR, INOVAR E POTENCIAR A BEIRA INTERIOR NORTE E A PROVÍNCIA DE SALAMANCA

ACRÓNIMO: PROYECTO 0325_VIP_BIN_SAL_3_E

O projeto VIP BIN - SAL está enquadrado no Eixo 1: Competitividade e Emprego, do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha - Portugal (POCTEP 2007 - 2013). O beneficiário principal é a Deputação de Salamanca e os sócios do projeto são a Associação de Municípios Cova da Beira (AMCB) e a Câmara Municipal de Almeida. O orçamento global aprovado é de 1.615.939,85€, sendo que 75% do valor corresponde ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e os 25% restantes correspondem ao cofinanciamento dos sócios.

PPARTENARIADO E FINANCIAMENTO:

  • Beneficiário Principal: Deputação Provincial de Salamanca, através do Organismo Autónomo de Emprego e Desenvolvimento Rural (OAEDR).
  • SÓCIO 1: Associação de Municípios Cova da Beira (AMCB).
  • SÓCIO 2: Município de Almeida.

O orçamento aprovado é distribuído pelos três sócios participantes do seguinte modo:

 

ATIVIDADES DO PROJETO VIP BIN-SAL:

  1. ATIVIDADE 1: Ativar a Integração Territorial e Institucional
    A Atividade 1 pretende desenvolver duas ações específicas, a saber:
    1. Constituição da Agrupação Europeia de Cooperação Territorial Beira Interior Norte – Província de Salamanca (AECT BIN SAL).
      Foi elaborado e aprovado pelo Conselho da Comunidade de Trabalho Beira Interior Norte – Província de Salamanca (CT BIN SAL) o esboço do convénio e os estatutos para a criação da futura AECT BIN SAL. O procedimento ulterior com as Autoridades Nacionais está em processo de desenvolvimento.
    2. Criação – Adequação do “Centro de Desenvolvimento Transfronteiriço Beira Interior Norte – Província de Salamanca (CEDET BIN – SAL)”.
      Criação e adequação do Centro de Desenvolvimento Transfronteiriço Beira Interior Norte – Província de Salamanca no edifício da Alfândega de Vilar Formoso (CEDET BIN – SAL). Esta atividade será levada a cabo na sua totalidade pelo Sócio Nº 2, a Câmara Municipal de Almeida. Cabe sublinhar que o Centro localizar-se-á nas dependências da antiga alfândega portuguesa, na cidade fronteiriça de Vilar Formoso, junto a Fuentes de Oñoro. O CEDET está projetado para actuar como sede da futura AECT BIN-SAL e como centro de dinamização e encontro das atividades transfronteiriças.

  2. ATIVIDADE 2: Ativar uma Inteligência Territorial
    • Constituição do Centro de Análise e Prospectiva Territorial (CAPT).
      Trata-se de uma ação exclusivamente imaterial. Para uma descrição mais pormenorizada sobre o “Estado da Questão” relativo ao CAPT, pode consultar-se, na II Parte deste volume, o artigo intitulado: O Centro de Análise e Prospectiva Territorial. Uma Iniciativa para o Desenvolvimento da Raia Hispano – Lusa: Salamanca – Beira Interior Norte. Existe, igualmente, um site de referência (www.captbinsal.com) no qual se pode encontrar informação detalhada sobre esta atividade: jornada de apresentação, seminários realizados, diversas publicações bilingues sobre o espaço raiano, forúns de debate, etc.
    • Organização de duas Feiras Transfronteiriças: Promoção Empresarial BIN – SAL:
      As duas Feiras Transfronteiriças programadas, denominadas ECORAIA, tiveram lugar em Dezembro de 2010 e de 2011. Com efeito, a I Feira ECORAIA celebrou-se nos dias 11 e 12 de Dezembro de 2010 no recinto de feiras de Salamanca. A II Feira ECORAIA realizou-se nos dias 10 e 11 de Dezembro no Pavilhão Multiusos de Trancoso.
      De igual modo, existe um site de referência (www.feriaecoraya.com) no qual se pode encontrar informação detalhada sobre esta atividade: programas, produtores participantes, catálogo de produtores, seminários realizados, etc.
      Para uma descrição mais detalhada sobre a Feira ECORAIA e sobre a riqueza das produções agropecuárias da raia pode consultar-se, na II Parte deste volume, o artigo intitulado: Microproduções de base agrícola e desenvolvimento da raia: Salamanca, Beira Interior Norte e Douro Superior.
      Cabe sublinhar que estão previstas a III e a IV Feiras ECORAIA para os anos 2012, em Salamanca, e 2013, em Pinhel, no âmbito do Projeto VIP BIN – SAL II.
    • Ações de Promoção Empresarial BIN – SAL:
      Desenvolvimento de 10 ações de promoção empresarial, uma em cada uma das 9 Câmaras Municipais que integram a Beira Interior Norte e outra em Salamanca.
    • Até à presente data, realizaram-se três Ações de Promoção Empresarial:
      • Seminário sobre “o sector e as explorações vitivinícolas”, realizado no município português de Pinhel, em Fevereiro de 2011. O referido seminário coincidiu intencionalmente com a “16ª Feira das Tradições de Pinhel”.
      • "Seminário ECORAIA 2011", realizado no dia 2 de Junho de 2011, em Salamanca. Dirigido especialmente aos produtores que participaram na I Feira Ecoraia (2010). Destinado a promover as relações entre as empresas do território BIN-SAL que tinham participado na iniciativa. Realizaram-se, igualmente, exposições sobre as técnicas relacionadas com a promoção e comercialização de produtos e a gestão empresarial inteligente e proativa (coaching).
      • Seminário “Microproduções e Produtos Agroalimentares”, realizado no dia 10 de Dezembro de 2011, no auditório do Pavilhão Multiusos de Trancoso, coincidindo com a celebração da “II Feira ECORAIA”.
    • Catálogos Setoriais BIN – SAL:
      Foi publicado o livro “8 catálogos setoriais” tanto na sua 1ª edição, correspondente à “I Feira ECORAIA 2010”, como na 2ª, correspondente à “II Feira ECORAIA 2012”, onde se reúnem dados essenciais sobre as empresas participantes na ECORAIA, distribuídos em oito sectores estratégicos.
    • Jogo Didático TERRITÓRIO BIN_SAL:
      Em fase de elaboração. Destinado a jovens entre os 12 e os 14 anos.

  3. ATIVIDADE 3: Ativar um Território em Rede:
    1. Portal AECT BIN – SAL:
      Integração dos serviços territoriais mais significativos (Mapas temáticos; SIG’s; etc.). A ação será levada a cabo na sua totalidade pelo Sócio Nº 1, a Associação de Municípios Cova da Beira (AMCB).
    2. Intranet BIN - SAL:
      Em fase de construção.
    3. Ações de Promoção e Difusão:
      Uma parte precetiva na gestão de projetos europeus é constituída pelas ações de promoção e difusão do projeto e dos seus resultados. Estas ações realizaram-se de maneira contínua através do ciclo de vida do projeto, utilizando, para esse efeito, diversos meios e instrumentos.


Destacamos apenas os seguintes:

  • Díptico informativo do projeto VIP BIN-SAL, com a finalidade de difundir de maneira clara e resumida as ações do mesmo, o seu financiamento e os sócios participantes.
  • I e II Feira ECORAIA: Imprensa, rádio, televisão, etc. de Salamanca (La Gaceta, El Adelanto, Salamanca 24h, TV Local, etc.) e da Beira Interior Norte (Jornal do Interior, Mais Figueira, etc.). Do mesmo modo, o site www.feriaecoraya.com e os sites corporativos dos sócios implicados.
  • Boletim de Documentação Europeia (BDE) da Junta de Castela e Leão na edição correspondente à quinzena de 1 a 15 de Julho de 2011 (Nº 355): um artigo sobre o “Seminário ECORAIA 2011”.
  • Web do CAPT, já mencionada e comentada: www.captbinsal.com
  • Boletim de Documentação Europeia (BDE) da Junta de Castela e Leão na edição correspondente à quinzena de 16 a 31 de Julho de 2011 (Nº 356). Reportagem informativa sobre o CAPT e a “Jornada de apresentação do CAPT”, em Vilar Formoso, a 29 de Junho de 2011.
  • Artigo 2011: Cooperação Transfronteiriça. A Província de Salamanca em Espanha e a Beira Interior Norte em Portugal, Government Gazette, Reino Unido, Outubro 2011, p. 94.
  • Artigo 2011: Microproduções de base agrícola e desenvolvimento da raia: Salamanca, Beira Interior Norte e Douro Superior, em: Catálogo II Feira ECORAIA 2011, Deputação de Salamanca, 2011, pp. 1-14.
  • Artigo 2012: O Centro de Análise e Prospectiva Territorial. Uma Iniciativa para o Desenvolvimento da Raia Hispano – Lusa: Salamanca – Beira Interior Norte, em: Spanish Journal of Rural Development 2012, Vol. III (Special 2), pp. 1-8.
  • Livro-resumo POCTEP BIN-SAL (2012): A Cooperação Transfronteiriça. Deputação de Salamanca.
  • Beira Interior Norte e Douro Superior e Trás-os-Montes. POCTEP 2007-2013, Salamanca, 2012.

 
O.A.E.D.R. · Av. Carlos I, 64 · 37008 · Salamanca  · 923 280 912  · oaedr@oaedr.es