PROJETO Nº 2: BIOSFERA TRANSFRONTEIRIÇA

ACRÓNIMO: 0508_BIOSFERA_TRANSFRONTERIZA_2_P

O projeto Biosfera Transfronteiriça está enquadrado no Eixo 2: Meio Ambiente, Património e Prevenção de Riscos do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha - Portugal (POCTEP 2007 - 2013). Do conjunto de projetos apresentados até à data, este é o único gerido através da AECT ZASNET, com sede em Bragança.

O orçamento global aprovado é de 400.000,00€, sendo que 75% do valor corresponde ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e os restantes 25% correspondem ao cofinanciamento dos sócios.

PARTENARIADO E FINANCIAMENTO:

O único sócio do projeto é a Agrupação Europeia de Cooperação Territorial AECT ZASNET. Os objetivos do projeto são:

  • Conservar e proteger as áeras naturais transfronteiriças (Rede Natura 2000).
  • Candidatar o espaço Reserva da Biosfera à UNESCO.
  • Fortalecer a cooperação entre os responsáveis da REDE NATURA 2000.

 

ATIVIDADES DO PROJETO BIOSFERA TRANSFRONTEIRIÇA:

  1. ATIVIDADE 1: Ações Conjuntas para a Recuperação Ambiental do Património Natural
    Integra um conjunto diverso de sub-ações:
    • Estudo dos recursos naturais transfronteiriços. Catalogação e inventário dos recursos naturais dos sete espaços transfronteiriços incluídos na REDE NATURA 2000 tendo como base um modelo comum.
    • Realização de 16 seminários: 2 em cada um dos sete espaços transfronteiriços (14) e dois de carácter regional com a participação das autoridades da REDE NATURA 2000. Edição de 4.000 folhetos bilingues como elementos de informação e promoção.
    • Realização de 7 Planos de Ordenamento dos Recursos Naturais (PORN) que se realizarão de acordo com a Comissão Mista integrada pelas autoridades competentes de Espanha e Portugal. Estes PORN serão realizados de acordo com critérios comuns que servirão de base para as propostas do ZASNET à UNESCO relativamente à “Reserva da Biosfera Transfronteiriça”.
    • Planificação conjunta da gestão e valorização dos espaços naturais: a) Regeneração e recuperação ambiental para a valorização dos produtos turísticos ambientais. b) Estabelecer as pautas de um desenvolvimento sustentável para o futuro dos espaços transfronteiriços como destinos turísticos de qualidade (turismo verde). c) Catálogo das árvores monumentais.
    • Valorização dos sete espaços naturais mediante: A) Avaliação da procura turística e marca de qualidade comum. B) Caraterização da oferta turística. C) Identificação dos âmbitos de atuação para a especialização e/ou diferenciação turística dos espaços rurais e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça.

  2. ATIVIDADE 2: Apresentação da Candidatura à UNESCO de “Reserva da Biosfera Transfronteiriça”
    • Candidatar de maneira conjunta os sete espaços protegidos mencionados como Reserva da Biosfera Transfronteiriça ao Programa MAB (Man and Biosphere: o Homem e a Biosfera), dependente da UNESCO. Destacamos que seria a primeira de carácter transfronteiriço, tanto em Portugal como em Espanha.

  3. ATIVIDADE 3: Formação e Promoção Conjunta do Património Natural
    • Criação de quatro “Rotas turístico-naturais temáticas” que integrem todo o património natural dos sete espaços transfronteiriços da REDE NATURA 2000 e da futura Reserva da Biosfera Transfronteiriça e que incluam: A) Rota dos bosques; B) Rota conjunta dos sete Parques Naturais e dos Espaços Protegidos; C) Rota dos Recursos Fluviais e D) Rota do património cultural.
    • Criação de uma marca de qualidade conjunta dos espaços da REDE NATURA 2000 e dos produtos associados: a) Turismo de natureza; b) Turismo ativo; c) Turismo cultural.
    • Programa de sensibilização, formação e consciencialização para a valorização da Reserva e em matéria de turismo sustentável: A) jornadas de difusão, ações de sensibilização e informação ao cidadão, etc. B) Plano de formação e promoção de emprego associado à REDE NATURA e à Reserva da Biosfera. C) Elaboração de materiais didáticos e um plano curricular para novas profissões e novas oportunidade de emprego relacionadas com a gestão da Reserva da Biosfera e com a interpretação do património natural e cultural.
    • Transferência de resultados e ações de sustentabilidade do projeto: A) Realizar um 1º Fórum Transfronteiriço REDE NATURA 2000; B) Criação da Rede Transfronteiriça de Reservas da Biosfera e realização do 1º Seminário; C) Promover a transferência de resultados e consolidar a candidatura conjunta de Reserva da Biosfera Transfronteiriça à UNESCO.

 
O.A.E.D.R. · Av. Carlos I, 64 · 37008 · Salamanca  · 923 280 912  · oaedr@oaedr.es