PROJETO Nº 3: PROJETO RETALER REDE TRANSFRONTEIRIÇA DE AUTORIDADES LOCAIS EM ENERGIAS RENOVÁVEIS
ACRÓNIMO: 0062_RETALER_6_E Download pdf
O projeto RETALER está enquadrado no Eixo 2: Meio Ambiente, Património e Prevenção de Riscos, do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha - Portugal (POCTEP 2007 - 2013). Trata-se de um projeto de carácter pluriregional no qual participam 12 organizações raianas.
O orçamento global aprovado é de 2.157.000,00€, sendo que 75% do valor corresponde ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e os 25% restantes correspondem ao cofinanciamento dos sócios.
PARTENARIADO E FINANCIAMENTO:
- Beneficiário Principal: Deputação de Badajoz
- Sócio 1: Associação de Municípios do Distrito de Évora (AMDE))
- Socio 2: Associação de Municípios do Norte Alentejano (AMNA)
- Sócio 3: Deputação de Cáceres (OADL)
- Sócio 4: Deputação de Huelva
- Sócio 5: Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL)
- Sócio 6: Deputação de Zamora
- Sócio 7: Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano (AMTF-NT).
- Sócio 8: Deputação de Salamanca
- Sócio 9: Associação de Municípios Cova da Beira (AMCB)
- Sócio 10: Deputação de Ourense Sócio 11: Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular
- Socio 11: Eixo Atlántico do Noroeste Peninsular
O orçamento aprovado é distribuído pelos doze sócios participantes do seguinte modo:

ATIVIDADES DO PROJETO RETALER:
- ATIVIDADE 1: Estudos/planos/guias transfronteiriços para a implantação de Energias renováveis na Raia.
- Levaram-se a cabo dois estudos dirigidos a planificar e ordenar os recursos energéticos nos territórios raianos. Por parte da DPS e da AMCB, realizaram-se estudos sobre “As potencialidades da Biomassa” e desenvolveu-se uma estratégia sustentável sobre o uso da mesma. Este estudo pode ser consultado em:
http://www.lasalina.es/fomento/salamancaenergetica/docs/201202_ESTUDIO_BIOMASA_SA.pdf
- Para além da sua importância no que se refere à geração de energias limpas, estes projetos têm impacto no âmbito da sustentabilidade ambiental e na limpeza de bosques. Por outro lado, trata-se de um tipo de projeto suscetível de gerar postos de trabalho no âmbito rural, contribuindo, deste modo, para a sustentação das populações rurais do espaço raiano.
Biomasa
- ACTIVIDAD 2: Proyectos piloto conjuntos. Estudios, Planes y Guías Transfronterizas para la Promoción e Implantación de las Energías Renovables.
Desenvolvimento de projetos-piloto em matéria de energias renováveis. Em concreto, implementaram-se as seguintes ações:
- Por parte da Deputação de Salamanca, instalaram-se duas caldeiras de biomassa (em substituição das caldeiras de gasóleo) em edifícios de titularidade municipal, no município de Navasfrías e na Mancomunidade do Alto Águeda.
- Por parte da AMCB, trabalhou-se no sentido de promover a implicação dos atores do território para criar uma rede de recolha de biomassa para a sua posterior transformação.
- Estabelecimento de uma Instalação de Produção de Energia Elétrica num município da província de Salamanca e outro na Beira Interior Norte. No município fronteiriço de Vilvestre instalou-se um Sistema de geração (planta fotovoltaica).
- Por parte da Deputação de Salamanca, procedeu-se à implementação de algumas das aplicações práticas contidas nas medidas corretoras do PTOE (Interreg III-A) em 5 Municípios da Província de Salamanca (La Fuente de San Esteban, Ledesma, Lumbrales, Miranda del Castañar e Vitigudino) e da Beira Interior Norte.
- Desenvolvimento de um Projeto-piloto GIOE – Gestão integrada da otimização energética: Implementação de medidas nos edifícios municipais. (AMCB).
- ATIVIDADE 3: Intercâmbio de boas práticas, sensibilização e formação
Uma parte precetiva na gestão de projetos europeus é constituída pelas ações de promoção e difusão do projeto e dos seus resultados. Estas ações realizaram-se de maneira contínua através do ciclo de vida do projeto, utilizando, para esse efeito, diversos meios e instrumentos.
A divulgação das ações relacionadas com as energias renováveis e com a eficiência e a poupança energética é de suma importância. Os potenciais beneficiários estendem-se ao conjunto dos cidadãos e ao conjunto das organizações. Como sabemos, o “crescimento sustentável” (sustainable growth) representa um dos pilares essenciais da Estratégia 2020 e, portanto, trata-se de um dos sectores estratégicos básicos das políticas comunitárias do presente e do futuro.
Desde o ano 2002 que a Deputação de Salamanca e a AMCB têm vindo a desenvolver ações neste campo através de uma série de projetos-piloto desenvolvidos no âmbito da Iniciativa Comunitária Interreg IIIA.
Entre as distintas ações relacionadas com a informação e a publicidade, destacamos as seguintes:
- Campanha de Informação através de trípticos, seminários, imprensa, contactos pessoais, entre outros, para promover a poupança energética e a reciclagem. A campanha “Salamanca Energética”, com o slogan “Pequenos gestos que dão fruto”, pretendeu divulgar as ações que a Deputação de Salamanca levará a cabo dentro do projeto, assim como alcançar o objetivo de consciencializar todos os agentes e atores locais e sensibilizar os cidadãos sobre o potencial e as vantagens das energias renováveis e a eficiência energética. (DPS/AMCB)
O site pode ser consultado em:
http://www.lasalina.es/fomento/guiaahorro/guiaahorro.pdf
- Disseminação de boas práticas do PTOE
- Plano Transfronteiriço de Otimização Energética (AMCB).
- Sensibilização para a implantação de sistemas de gestão energética (SGE) nos municípios e nas dependências da própria Deputação de Salamanca (DPS/AMCB).
- Folhetos e jornadas destinados a sensibilizar e a dar a conhecer aos diversos atores territoriais as vantagens e a necessidade de instalar e utilizar painéis solares para proporcionar água quente em todas as instalações (AMCB).
- Difusão através das redes sociais entre estudantes:
www.youtube.com/watrch?v=LK4ECClsVY8 (DPS).
- Campanha “Conéctate al ahorro de energía” (“Une-te à poupança de energia”) entre os estudantes da primária e as Câmaras Municipais da província, através da elaboração de mais de 8.500 exemplares da Guia que preside a campanha. Nas suas vinte páginas, explica-se a importância da energia como um “bem essencial e escasso, cujo consumo se tornou insustentável, razão pela qual é necessário que todos poupemos energia”, definem-se as fontes de energia renováveis e não renováveis, faz-se uma revisão do consumo de energia tanto nos sectores produtivos como no doméstico e, finalmente, incluem-se um conjunto de conselhos para poupar tanto na utilização destes serviços, como no dia-a-dia das residências, de forma a fomentar a poupança e a eficiência energéticas. A guia pode ser consultada no site da Deputação de Salamanca, concretamente em
http://www.lasalina.es/fomento/guiaahorro/guiaahorro.pdf
- De igual modo, elaboraram-se 200 cartazes colocados em locais públicos e em centros educativos, com o objetivo de fomentar a poupança energética na população.
- Jornadas transfronteiriças de apresentação de resultados (DPS).
- No que se refere às ações de formação, importa destacar as seguintes:
- Formação para a Promoção de Empresas de Serviços Energéticos, desenvolvida no Centro de Formação da Deputação de Salamanca durante os dias 9 e 10 de Novembro de 2011.
- Formação de Gestores Energéticos, desenvolvida no Centro de Formação da Deputação de Salamanca durante os dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2011.
- Formação da rede de gestores energéticos (Rede GEM) (DPS).
Conéctate al ahorro de energía (Une-te à poupança de energia)
Cartaz
Guia
Difusão e Registos
Campanha Retaler
Cartaz
Triptico
Curso para a promoção de empresas de serviços energéticos
Cartaz
Informação
Curso de formação de gestores energéticos
Cartaz
Informação